CONSULTAS

Um check-up bem feito é um fator importante para uma vida saudável

PROCEDIMENTOS

Audiometria, Holter, ECG, MAPA, e Preventivo Ginecológico são alguns dos procedimentos realizados

IMAGENS

Mais segurança e agilidade através dos exames de imagem com visualização 3D

LABORATÓRIO

Primeiro laboratório da região a dispor de cerficado ISO9001:2008

A · C · D · E · F · G · H · I · L · P · S · T · U

Cálcio

O que é?

O cálcio no compartimento extracelular e tecidos moles corresponde a 1%, estando o restante no esqueleto.

Como 40% a 50% circula ligado à albumina, o cálcio total varia com as variações desta proteína. Sinônimos: Cálcio, Ca Indicação: Diagnóstico de hipocalcemias e hipercalcemias.

Avaliação de coma; investigação de pancreatites e outros problemas gastrointestinais; nefrolitíase; polidipsia; poliúria; azotemia; adenomatose endócrina múltipla; doenças malignas ou granulomatosas. Interpretação clínica: Principais causas osteomatabólicas de hipocalcemia: hipoparatireoidismo (associada a fosfato elevado), síndrome do osso faminto (cálcio e fosfato baixos), deficiência de vitamina D (enquanto não se desenvolve o hiperparatireoidismo secundário; fosfato tende a ser também baixo).

Principais causas osteometabólicas de hipercalcemia: hiperparatireoidismo, hipervitaminose D e, menos frequentemente, doença de Paget. O HPT é responsável por mais de 80% dos casos de hipercalcemia em pacientes ambulatoriais e as doenças malignas são a principal causa em pacientes internados.

Se a albumina é mais baixa ou mais elevada do que 4,0 g/dL, para cada variação de 1,0 g/dL da proteína ocorre uma variação inversamente proporcional do cálcio de 0,8 mg/dL.

Assim, o cálcio total deve ser corrigido pela albumina a fim de ajustar o resultado. A fórmula para correção do cálcio pela albumina é: Cálcio corrigido = Cálcio medido + [(4,0 – albumina)x 0,8].

Sugestão de leitura complementar: Bringhurst FR, Demay MB, Kronenberg HM. Hormones and Disorders of Mineral Metabolism. In: Melmed. Williams Textbook of Endocrinology. 12th ed. Saunders; 2011. Vencio S, Fontes R, Scharf M. Manual de Exames Laboratoriais na Prática do Endocrinologista, anexo doenças osteometabólicas. 1 Ed, Rio de Janeiro, Gen 2012.

Veja como é realizado seu exame. Clique aqui.

Outros Nomes

Instruções

Agendamento

Este exame não necessita agendamento

Prazo de Entrega

Em até 12 horas

Contra-indicações

Este exame não possui contra-indicações

Imagens

Nenhuma imagem para este exame

Últimas do Blog

Mitos, verdades e dicas de alimentação para diabéticos

Uma dieta deve variar de acordo com o quadro de cada pessoa, isso também ocorre com pessoas diabéticas. Existem mu...

Continuar Lendo »

Remédio para pressão alta ajuda a prevenir demência, diz estudo

Um estudo realizado entre 774 homens sugere que a ingestA?o de betabloqueadores pode reduzir o risco de demA?ncia. O med...

Continuar Lendo »

Casca de romã previne o mal de Alzheimer, mostram pesquisas da USP

Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de SA?o Paulo, em Pira...

Continuar Lendo »
Agendamento por Whatsapp